top of page

Ronaldo dos Reis, começou a capoeira em 1995 com o mestre Cebola na Zona Norte de São Paulo, porém as aulas duraram apenas seis meses. No ano seguinte a convite do amigo Ale (Alexandre Toledo) passou a frequentar as aulas na Sociedade Amigos do Jardim Monjolo, também na Zona Norte com o mestre Zebra (na época Prof Zebra) onde recebeu o apelido de Sonyc, permanecendo lá de 1996 à 2001, quando decidiu desligar-se do Grupo de Capoeira Arte Brasileira para buscar novos horizontes na capoeira.

Em março de 2002, passou a fazer parte da Companhia Brasileira de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, estagiando e iniciando oficialmente o trabalho, em 25 de maio de 2002, pela CIA.CAPOEIRA no Estado de São Paulo. A partir do professor Sonyc outros núcleos se espalharam pela cidade, em algumas épocas pelo Estado. Foram dezessete anos na Cia.Capoeira organizando muitas atividades entre eventos, batizados, mostras culturais, festival de cantigas, saraus, encontros de camaradinhas (evento dedicado apenas as crianças até 08 anos), "Capoeira EnCantos, Cine capoeira, Capoeira Camp - treinamentos intensivos e vivências com mestres renomados da Capoeira de diferentes partes do mundo. No evento de 15 Anos da Cia.Capoeira em São Paulo o professor Sonyc recebeu sua corda marrom, sendo reconhecido pelo mestre Columá, pela instituição e pela comunidade como contramestre de Capoeira. Por fim, em dezembro de 2018, desligou-se da Cia.Capoeira, com a intenção de buscar algo mais amplo para seu trabalho, assim acessando novos conhecimentos e outros caminhos desvinculados da institucionalização da capoeira, buscando na essência das relações pessoais e principalmente no campo social mais amplo tornar viva a filosofia ubuntu, os valores civilizatórios afro-brasileiros (circularidade, religiosidade, coorporeidade, musicalidade, cooperativismo/comunitarismo, ancestralidade, memória, ludicidade, oralidade e energia vital/AXÉ) e a "Pedagogia do Axé"

Devido as dificuldades encontradas para a realização de um trabalho não institucionalizado, sobretudo para a continuidade de sua formação, bem como a de seus alunos, em março de 2019 ingressou na Associação Capoeira Abassá Dendê Maruô, formalizando uma parceria de quase duas décadas com o Mestre Tucano Preto, grande amigo de longa data. O que deu início a uma nova fase no  seu trabalho.

Atualmente o professor Sonyc realiza seus estudos no nível de pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), onde desenvolve sua pesquisa de mestrado em Educação junto a linha de pesquisa: Ciências Sociais, desigualdades e diferenças. Também iniciou seus estudos para licenciar-se em Filosofia, buscando ampliar seus conhecimentos sobre à área. Além de Professor de Educação Física, é Pedagogo, especialista em Educação Física Escolar e História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Há 10 anos ministra aulas de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio, integrando também o Projeto Negritude na Escola de Aplicação FEUSP, onde no desenvolve o projeto "Capoeira se aprende na Escola" desde 2015 para crianças da comunidade em geral.  

Seus projetos sócio-educacionais que aconteciam no Espaço Cultural Capoeira & Cia. com a comunidade do entorno da Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo e embaixo do viaduto da Lapa, porém atualmente tem atuado com aulas de capoeira, Ginástica Natural e treinamento funcional, bem como coordena as atividades no Espaço 1730 - CoWorking Fitness. Além das aulas, o professor desenvolve cursos, palestras, seminários, workshop com propósito na divulgação da Capoeira como um instrumento de mudança social baseado na filosofia Ubuntu, Valores Civilizatórios Afro-brasileiros e na Pedagogia do Axé.

Além de sua expertise em capoeira, pratica jiu jitsu e desde 2010, faz parte da equipe de instrutores licenciados do método da Ginástica Natural do Prof. Álvaro Romano (criador do método), desenvolvendo aulas, seminários, treinamentos e workshop em academias, clubes, universidades e na preparação de atletas de diferentes modalidades esportivas, principalmente na Capoeira.

bottom of page